domingo, 14 de março de 2010

O PRIMEIRO FILME (curiosidades)


STAR WARS- Episodio IV - Uma Nova Esperança -1977


-Em certo momento, George Lucas pensou no personagem Han Solo como um enorme monstro verde com guelras ao invés de nariz. Mais tarde, ele mudou de idéia e baseou o personagem de Harrison Ford no amigo Francis Ford Coppola.



- Entre os atores que foram entrevistados para o papel de Han Solo estavam Kurt Russell, Nick Nolte, Christopher Walken e Al Pacino. Lucas não queria trabalhar com nenhum ator que havia atuado em seu filme anterior, Loucuras de Verão (1973). Por isso, Harrison Ford não foi inicialmente considerado para o papel, apesar de ter feito testes para outros personagens. Foi durante um destes testes que Lucas percebeu que Ford seria perfeito para viver Solo.



- George Lucas começou a escrever o roteiro em 1974; ou seja, três anos antes da estréia do filme.



- Na tentativa de distribuir o filme nos EUA, a 20th Century Fox conseguiu menos de 40 salas no país inteiro para exibi-lo. Para solucionar o caso, o estúdio ameaçou não liberar os direitos do filme O Outro Lado da Meia Noite (1977), um possível sucesso de bilheteria, para os cinemas que não exibissem Guerra Nas Estrelas. O Outro Lado da Meia Noite faturou menos de 10% da bilheteria total de Guerra Nas Estrelas.



- O orçamento do filme foi de US$ 11 milhões, aproximadamente.



- Em 1997, na comemoração dos 20 anos do lançamento original, o filme foi novamente exibido nos cinemas, com cópias restauradas. Somando este relançamento, a bilheteria total do filme é de mais de US$ 775 milhões.



- Luke passou por diversas transformações nas várias revisões do roteiro. Primeiramente, o personagem seria mulher, depois um anão, mais tarde um general de 60 anos. O nome original do personagem, Luke Starkiller, foi mudado para Luke Skywalker no primeiro dia de filmagens.



- O primeiro personagem criado por George Lucas foi o vilão Darth Vader.



- Jodie Foster era a segunda opção de Lucas para a Princesa Leia.



- Lucas queria que Orson Welles dublasse Darth Vader, mas mudou de idéia por achar que a voz de Welles já era muito famosa.



- C-3PO foi inspirado no robô de Metrópolis (1923).



- O cachorro de George Lucas, Indiana, foi a inspiração para Chewbacca.



- As cenas que se passam na cidade de Tatooine foram filmadas na Tunísia. Uma terrível tempestade de areia interrompeu as filmagens durante dois dias. O mesmo aconteceu 22 anos depois, durante as filmagens de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.



- O título original do roteiro era, em português, As Aventuras de Starkiller: Episódio 1 – Guerra Nas Estrelas.



- A cena em que Luke retorna à sua fazenda é idêntica à cena de Rastros de Ódio (1956), em que a fazenda é incendiada pelos índios.



- O termo “Jedi” foi inspirado na expressão japonesa “Jidai Geki”, que significa “drama de época”. Drama de época é um tipo de novela japonesa que se passa no tempo dos samurais.



- Lucas tinha tanto receio de que o filme fosse um fracasso que se distanciou do resto dos seus colegas de trabalho na Fox. Ele só ficou sabendo do sucesso de Guerra nas Estrelas ao perceber uma fila gigantesca na entrada de um cinema que estava exibindo o filme.



- Os atores James Earl Jones, que faz a voz de Darth Vader, e David Prowse, que interpreta o mesmo personagem, nunca chegaram a se conhecer durante as filmagens.



- “Vader” significa “pai”, em holandês.



- Os sons feitos por Chewbacca são na verdade gravações feitas com ursos polares.



- A língua falada pelos Jawas foi criada a partir da aceleração de gravações feitas com falantes da língua africana Zulu.



- A língua de Greedo é o Quéchua, língua indígena peruana, de trás para frente.



- Lucas batizou os inúmeros dróides e robôs do filme, inclusive os famosos R2-D2 e C-3PO, fazendo combinações de letras e números que eram fáceis de serem ditas.



- George Lucas insistiu em ter os direitos de merchandising do filme, e os obteve de graça, porque os executivos da Fox não imaginavam que poderiam ganhar qualquer dinheiro através desse tipo de comercialização. Nos anos seguintes, os produtos da marca Star Wars renderam milhões de dólares ao diretor. Hoje em dia, os direitos de merchandising são partes essenciais do contrato de qualquer filme.



- Uma Nova Esperança recebeu 10 indicações ao Oscar, ganhando seis estatuetas nas seguintes categorias: Direção de Arte, Figurino, Efeitos Visuais, Edição, Trilha Sonora e Som. A Academia ainda concedeu um prêmio especial a Ben Burtt pela criação dos efeitos sonoros, incluindo as vozes dos alienígenas, criaturas e robôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário